Construção Reformas


Combinar cores

Estou reformando minha casa,e uma das grandes preocupações é a combinação de cores na hora da decoração.
Nem todos podem contratar um decorador, e acabamos por assumir uma missão muito difícil.Fazer da nossa casa um ambiente ,confortável e de bom gosto.
O medo exagerar me fez pesquisar. Encontrei ótimas dicas para combinar as cores de maneira fácil e simples.


1- Paleta de cores. Eleger uma paleta de cores é a base de uma boa decoração.Temos que harmonizar todos os elementos:Piso,acabamento dos móveis,passando por detalhes decorativos,tapeçaria.Tudo nutre cor a uma casa. Por isso devemos levar enconta a quantidade de cor que queremos para nosso lar.


2- Arquitetura.Antes de decidir pelas cores deve-se observar a arquitetura da casa: Quantas janelas,qual a qualidade da luz natural,dimensão dos espaços,portas, a existência de colunas,etc.


3-Três cores. O passo seguinte consiste em decidir o esquema cromático.Três cores básicas depois de eleito as cores básicas será mais fácil escolher os elementos(piso, pintura, tecidos,móveis e acabamentos)


4-Amostras. Uma boa ideia para eleger as cores é fazer uma colagem com amostras de tecidos e móveis.Assim pode-se ver se o conjunto funciona.


5-Esquema harmónico. As cores devem ser uma dominante(  neutra), uma tónica(  viva )e  uma de imediação que atua como transição das outras duas.Procure distribuir assim: a mais intensa para o piso,a intermediaria para paredes e móveis e a mais clara para o teto.



6-Esquema por analogia.Esse também tem um bom resultado:escolhe-se três cores distintas que harmonizem entre si, usando uma como base e as outras duas para detalhes.

7-Tom sobre tom. Um esquema mono cromático. Escolhe-se apenas uma cor mudando a intensidade e o brilho.É bom para espaços pequenos e com pouca luz.


8- Um fundo neutro.Usar um tom neutro em pisos e paredes como tom dominante é uma aposta segura e que combinará com tudo.

9-Brincar com contrastes.Se preferir criar contrastes deve ter encota que qualquer objeto de mobília de um tom claro destacará mas se o fundo for escuro.Ou um fundo claro para  móveis escuros.A escolha dos móveis será essencial.




10-Espaços. Para destacar a arquitetura de um espaço escolha tons neutros para móveis e tecidos. Opte por cor intensas nas paredes.